Fitoterapia - Parceira pra vida toda!

Muito provável de que quando você era criança a sua vó ou sua mãe sempre fazia aquele cházinho que era tiro e queda para resfriados ou gripes, correto? Ou então aquele chá de folhas que aliviavam a azia ou o mal estar intestinal, essa técnica milenar de chás medicinais é chamada cientificamente de fitoterapia, a terapia com ervas medicinais. 

A fitoterapia, como já mencionado anteriormente é uma prática antiga que consiste no estudo das plantas medicinais e suas aplicações com finalidade de tratar e  também curar doenças. Em geral, denominam-se medicamentos fitoterápicos os que utilizam os extratos de plantas, ao passo que a fitoterapia utiliza a planta em si.


Fonte: https://ayurveda.com.br/wp-content/uploads/2017/07/herbal-medicine-10-1.jpg
Atualmente, existem inúmeras plantas medicinais utilizadas em todas as partes do mundo, há milhares de anos para tratar doenças, são bastante comuns em várias culturas e em geral é bem mais viável do que comprar fármacos em farmácias. 

Um outro ponto que realmente temos que pautar é que com a evolução das indústrias farmacêuticas, a fitoterapia foi deixado um pouco de lado, pois com os avanços científicos os remédios comprados em farmácias se tornaram mais popular por questões de praticidade, até porque é muito mais fácil você comprar um xarope para tosse do que fazer, correto? Não necessariamente. Por vezes um xarope pode sair caro e não sendo viável economicamente, mas é bem mais prático do que todo o processo caseiro. 

Durante a nossa leitura, vamos abordar várias vértices da fitoterapia e ainda recomendações de obras que agregarão no nosso conhecimento.

O que é a fitoterapia? 

A fitoterapia é uma especialidade médica voltada ao uso de plantas medicinais em um tratamento médico, é vista por muitas pessoas como um complemento a tratamentos diversos, além de prevenir doenças crônicas ou agudas.

https://acientistaagricola.pt/wp-content/uploads/2018/09/foto_fitoterapia.jpg
Na fitoterapia, as plantas medicinais são selecionadas para estimular e fortalecer as funções do organismo, fazendo com que elas permitam o processo curativo segundo os princípios da medicina botânica. Em geral, qualquer prescrição medicinal de ervas combina diversas plantas para gerar efeitos terapêuticos, já que cada planta ou erva tem seus próprios ativos e componentes para gerar efeitos determinados.

Plantas medicinais podem inclusive ser utilizadas de forma caseira, principalmente por meio de chás, ultra diluições, concentrações  ou de forma industrializada, com o extrato homogêneo da planta, que são vendido em casas de produtos naturais.

Utilidade da fitoterapia

Já sabemos o que é a fitoterapia e agora podemos falar quais os seus objetivos e a sua utilidade, pois o seu uso não substitui a medicina convencional mas agrega ao tratamento. Seus objetivos são inúmeros, já que se utiliza ervas, algas, bulbos, raízes, flores, cascas, sementes e folhas para tratar várias doenças crônicas, tais como alergias, asma, cistite, problemas digestivos, problemas menstruais, infecções virais, problemas de pele, colesterol alto, dificuldade respiratória, inclusive transtornos psicológicos como ansiedade e depressão, e por fim muitos outros problemas.

wwrboristerialospeziale.it/wp-content/uploads/28/06/integratori-fitoterapici.jpg

Geralmente, a fitoterapia é combinada à medicação tomada pelo paciente e funciona melhor se tiver como aliada uma alimentação equilibrada. Como por exemplo um resfriado em que o paciente está com uma tosse seca bem forte e dor na garganta, o médico entrará com o tratamento convencional com remédios antigripais e anti-inflamatórios, mas você pode também tomar um chá de limão, mel e gengibre para pode tratar ambas doenças, pois de acordo com Vieira (2014) o gengibre é um potente anti-inflamatório natural que servirá para o alívio e o tratamento dessa inflamação. 

Importante lembrar que todos os problemas agudos, tais como fraturas, ferimentos graves, bem como doenças agudas dos órgãos ou dos ossos, devem ser tratados pela medicina convencional e caso haja a possibilidade de combinação com a fitoterapia, o seu médico deverá ser avisando antecipadamente! 

Há efeitos colaterais no uso de medicamentos fitoterápicos? 

Apesar da sua base ser de fontes naturais como ervas e plantas, há sim contra indicações e efeitos colaterais acerca do uso desses medicamentos, assim como medicações laboratoriais convencionais, portanto é necessário antes do consumo desses medicamentos um estudo bem rebuscado ou uma consulta a um fitoterapeuta, profissional responsável por dar suporte e informação acerca desse tratamento.

Indicação do autor

Como dito anteriormente, os medicamentos fitoterápicos caseiros são os mais conhecidos e mais popularmente indicado pelos mais velhos. Em pleno cenário que vivemos no ano de 2020-2021 com a alta da pandemia do corona -vírus, alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fizeram uma cartilha com receitas caseiras para tratamento de sintomas gripais e também para fortificação do sistema imunológico, documento esse que está disponibilizado no link abaixo. 

chás contra covid - Google Drive

Com isso eu espero que tenham gostado dessa leitura e que ela tenha sido de forma clara e objetiva para todos os leitores e leitoras, muito obrigado! 

Referências: 

VIEIRA, Nichelli Antunes. Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização. Disponível em (PDF) Efeito anti-inflamatório do gengibre e possível via de sinalização (researchgate.net). Acesso em 26 ago. 2022.

Fitoterapia: saiba o que é, como funciona e para o que serve (novanatural.com.br)

 

Comentários